NOSSO BLOG
A importância do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional no bem-estar da pessoa idosa
Qualidade de vida e bem-estar estarão garantidos para a pessoa idosa que tiver acompanhamento com estes dois profissionais: Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais.
Mas se você está se perguntando qual a diferença entre a atuação de cada um dos profissionais, continue a leitura e descubra quais as distinções e semelhanças destas duas formações da área da saúde que proporcionam intervenções com fins terapêuticos e reabilitações em várias situações.
Fisioterapia para pessoa idosa
O fisioterapeuta atua na prevenção, manutenção e reabilitação de doenças que afetam sistemas do corpo humano, como o cardiovascular, respiratório, urinário, entre outros. Este especialista trabalha para que as disfunções sejam eliminadas e não prejudiquem a qualidade de vida da pessoa idosa.
Uma pessoa com lesões nas vias respiratórias, por exemplo, precisa fazer fisioterapia para evitar a piora do quadro e ajudar na recuperação do sistema respiratório. Já a pessoa idosa que tem algum tipo de limitação para andar, geralmente causados ou agravados por doenças ou quedas, precisa de sessões com este profissional para recuperar sua força, equilíbrio e agilidade.
Terapia Ocupacional para pessoa idosa
O terapeuta ocupacional ajuda a promover a independência da pessoa idosa que teve alterações afetivas, cognitivas e/ou psicomotoras, resultantes de traumas, distúrbios ou doenças. Este especialista ajuda na realização de atividades cotidianas.
Na pessoa idosa, é comum, por exemplo, que haja maior fragilidade óssea, perda de elasticidade do tecido, diminuição da força, artrite etc. Para auxiliar na manutenção ou na recuperação dessas funções, o terapeuta ocupacional irá analisar o caso e sugerir ações como caminhadas, alongamentos, dança e outros tipos de exercícios.
Benefícios para pessoa idosa
Resumidamente: fisioterapeuta e terapeuta ocupacional podem trabalhar de maneira complementar para o bem-estar da pessoa idosa.
O fisioterapeuta trabalha com o objetivo de recuperar o movimento e a saúde da pessoa idosa para que ela possa, com o auxílio da terapia ocupacional, se reintegrar í sociedade e í sua rotina, realizando atividades cotidianas com independência. Veja outros benefícios.
Fisioterapia:
- Melhora no equilíbrio.
- Recuperação da flexibilidade.
- Ajuda no tratamento de patologias.
- Fortalecimento muscular.
- Redução das dores.
Terapia Ocupacional:
- Melhor enfrentamento dos desafios do cotidiano.
- Maior mobilidade no dia a dia.
- Promoção de saúde mental.
- Prevenção de acidentes e quedas.
- Interação com outros idosos.
Instituições de Longa Permanência para Idosos que contam com Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais recebem destaque. Se você é gestor de ILPI invista nestes profissionais e em um sistema de gestão como o Silpi, que conta com cadastros ilimitados de usuários. Para mais informações, clique aqui.
Com o SILPI, de uma forma segura e organizada, conseguimos gerenciar as informações dos moradores individualmente. Otimizamos os processos de trabalhos, refletindo positivamente na equipe, uma vez que conseguimos, na prática, alinhar informações do dia a dia!
Giselle
Lar dos Velhinhos de Zulma