NOSSO BLOG

4 ferramentas que auxiliam no planejamento e na execução de estratégias de ILPIs
Quatro metodologias podem ajudar no sucesso do seu planejamento estratégico, são elas: Missão, Visão e Valores; Análise 360° de Oportunidades; Matriz de SWOT e As 5 Forças de Porter.
Qual delas não faz parte da sua ILPI? Para conferir mais informações sobre cada uma dessas ferramentas, continue a leitura do texto.
-
Missão, Visão e Valores
Este trio é famoso por ser o ponto de partida de qualquer negócio. Mas lembre-se de que a Missão, Visão e Valores da sua ILPI devem ser validadas constantemente ao longo da existência da instituição.
í‰ através desse recurso poderoso que empresários conseguem planejar negócios diferenciados e definir a direção estratégica da empresa: da integração das operações í estratégia da companhia e da motivação da equipe.
Missão: é o propósito da empresa existir. í‰ sua razão de ser.
Visão: é a situação em que a empresa deseja chegar (em período definido de tempo).
Valores: são os ideais de atitude, comportamento e resultados que devem estar presentes nos colaboradores e nas relações da empresa com seus clientes, fornecedores e parceiros.
-
Análise 360° de Oportunidades
Você está com várias ideias para sua ILPI, mas não sabe ao certo qual delas é a mais lucrativa? Para verificar se sua ideia é viável ou não, use a ferramenta de Análise de Oportunidades, que é feita em duas etapas.
A primeira avalia o aspecto externo da ideia, ou seja, sua relação com o mercado. Enquanto a segunda leva em conta o aspecto interno, ou seja, a relação da ideia com o seu perfil empreendedor. A melhor oportunidade será aquela que conseguir as maiores notas nas duas etapas.
(Aspectos externos) O problema que a sua ideia resolve tem:
Benefício claro para o cliente? Ou seja, o cliente vê o produto/serviço e já percebe como isso será a melhor solução para o problema que ele tem?
Tamanho de mercado adequado? Em outras palavras, resolve o problema de um número significativo de pessoas?
Potencial de lucratividade e rentabilidade? O número significativo de pessoas da questão anterior é grande o suficiente para gerar os resultados financeiros esperados?
Diferenciação/inovação? Aqui não vale só copiar o que já existe. A ideia é realmente melhor que as soluções já oferecidas pela concorrência?
(Aspectos internos) O problema que a sua ideia resolve:
Representa uma de suas paixões pessoais? í‰ preciso gostar de resolver o problema e não apenas do produto/serviço em si. Alguém que venda sapatos deve gostar do benefício do sapato e não apenas do sapato em si.
Caracteriza um desafio intelectual que o motivará agora e a médio/longo prazo? Entende e gosta de saber que sempre precisará aprender mais sobre o problema que resolve?
Tem um mercado consumidor amplo? Grande o suficiente para atender seu desejo de impacto por meio do seu negócio?
-
Matriz de SWOT
Analisar os pontos fortes e fracos, e as oportunidades e ameaças da ILPI é essencial para organizar um plano de ação para reduzir riscos e aumentar as chances de sucesso da instituição. Por isso, responda e anote:
S – Quais são os reais pontos fortes da sua ILPI?
W – Quais os reais pontos fracos da sua ILPI?
O – Quais são as oportunidades para a sua ILPI?
T – Quais são as ameaças para a sua ILPI?
Não é fácil levantar todos os dados da Matriz SWOT, mas reflita com seriedade e depois valide sua lista com pessoas que conhecem bem o seu negócio.
-
As 5 Forças de Porter
Para desenvolver as 5 Forças de Porter é preciso refletir sobre cinco contextos em que a ILPI está inserida, chamadas por Porter de forças.
Como é a rivalidade entre os concorrentes?
Quais são os produtos e serviços substitutos?
Qual é o poder de barganha dos fornecedores?
Como evitar/atrapalhar a entrada de novos concorrentes?
Qual é o poder de barganha dos clientes?
Depois de todas estas análises, é preciso definir como a instituição se posicionará em relação a seus concorrentes.
Após colocar essas 4 ferramentas em ação, o planejamento e a execução de estratégias da sua ILPI serão efetivos. Para revolucionar de vez a sua gestão, entre em contato com o Silpi – sistema completo para gerenciar informações pessoais, processos assistenciais e administrativos e otimizar custos da sua casa geriátrica.