NOSSO BLOG
As frutas do Outono/Inverno e seus benefÃcios para a Terceira Idade
As frutas são um componente essencial em qualquer dieta saudável, especialmente para a Terceira Idade. Elas fornecem vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo, além de serem ricas em fibras, que ajudam a regular o trãnsito intestinal.
No Outono/Inverno, as frutas da estação podem trazer muitos benefícios para a saúde dos idosos.
Continue a leitura deste texto blog do Silpi para conferir sobre algumas das frutas da estação: banana, caqui, coco, kiwi, laranja, uva e maçã e seus benefícios para a pessoa idosa.
Banana
A banana é uma das frutas mais populares e versáteis disponíveis o ano todo. Rica em potássio, vitaminas B6 e C, a banana ajuda a regular a pressão arterial, reduzir o risco de doenças cardíacas e fortalecer o sistema imunológico.
Para incluir a banana na alimentação do idoso, basta cortá-la em rodelas e adicionar no café da manhã ou lanche da tarde, outra opção é adicionar fatias a um iogurte natural ou amassar com aveia e mel para uma papinha fácil de digerir.
Caqui
O caqui é outra das frutas da estação com polpa macia e doce que é rica em vitaminas A e C, fibras e antioxidantes. Ela pode ajudar a melhorar a digestão e reduzir o risco de doenças crí´nicas, como doenças cardíacas e diabetes.
Para incluir o caqui na alimentação do idoso, basta adicionar fatias a uma salada de frutas ou consumir sozinho como sobremesa.
Coco
O coco é uma fruta rica em gorduras saudáveis, que podem ajudar a manter a saúde do coração e reduzir o risco de doenças cardíacas. Ele também é uma boa fonte de fibras e vitaminas B, que ajudam a regular o açúcar no sangue e a manter a energia.
Para incluir o coco na alimentação do idoso, pode-se utilizar a água e a polpa em vitaminas, ou utilizar o coco ralado em preparações de doces e bolos ou ainda ser consumido in natura.
Kiwi
O kiwi é uma das frutas da estação de sabor suave e doce, que é uma excelente fonte de vitamina C, fibras e antioxidantes. Ele pode ajudar a reduzir o risco de doenças crí´nicas, como doenças cardíacas e diabetes, além de melhorar a digestão.
Para incluir o kiwi na alimentação do idoso, uma boa opção é adicionar fatias a uma salada de frutas ou consumir sozinho como sobremesa.
Laranja
A laranja é uma fruta cítrica que é uma excelente fonte de vitamina C, fibras e antioxidantes. Ela pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, reduzir o risco de doenças cardíacas e melhorar a digestão.
Para incluir a laranja na alimentação do idoso, uma opção é preparar um suco natural ou ser consumida in natura.
Uva
A uva é mais uma das frutas da estação doce e saborosa que é uma boa fonte de antioxidantes, vitaminas C e K, e fibras. Ela pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea, reduzir o risco de doenças cardíacas e fortalecer o sistema imunológico.
Para incluir a uva na alimentação do idoso, uma opção é adicionar em uma salada ou consumir como sobremesa.
Maçã
A maçã é rica em fibras alimentares solúveis, que ajudam a controlar o açúcar no sangue e o colesterol. Além disso, é fonte de vitamina C e antioxidantes, como a quercetina, que pode ajudar a proteger o sistema cardiovascular.
Para incluir a maçã na alimentação do idoso, é possível adicionar em preparações de doces e bolos ou servir in natura.
Gostou das dicas? Além das sugestões listadas acima, todas as frutas da estação podem ser incluídas em uma salada de frutas e vitamina.
Para mais informações sobre a pessoa idosa siga o Silpi no Facebook e Instagram.
Com o SILPI, de uma forma segura e organizada, conseguimos gerenciar as informações dos moradores individualmente. Otimizamos os processos de trabalhos, refletindo positivamente na equipe, uma vez que conseguimos, na prática, alinhar informações do dia a dia!
Giselle
Lar dos Velhinhos de Zulma