×
Meu SILPI
Parceiros
Profissionais
Funcionalidades
Preços
Depoimentos
Blog
Cadastre-se
Contato
× Imagem de sucesso SILPI Sistemas para ILPIs, asilos e casas geriátricas

Cadastro efetuado!

A sua senha foi enviada no e-mail cadastrado.

Você será redirecionado para nossa página de login em 5 segundos.

× Imagem de sucesso SILPI Sistemas para ILPIs, asilos e casas geriátricas

Dados enviados!

Seus dados foram enviados para o SILPI, logo entraremos em contato.

Muito obrigado

× Imagem de erro SILPI Sistemas para ILPIs, asilos e casas geriátricas

Ops!

Todos os campos devem estar preenchidos para enviar!

NOSSO BLOG

Imagem de Os 3 grandes vilões da saúde do idoso no Outono

Os 3 grandes vilões da saúde do idoso no Outono

Com a chegada do outono, as temperaturas ficam mais amenas e o tempo mais seco. Como os idosos possuem um sistema imunológico mais frágil, eles merecem mais cuidado e atenção.

As baixas temperaturas também podem fazer com que o público sênior se sinta mais cansado e até mesmo mais desmotivado, principalmente para quem vive no Sul e no Sudeste do Brasil.

Entretanto, existem formas de driblar os vilões da saúde do idoso no outono. Confira abaixo:

Gripe

Inegavelmente, o primeiro grande vilão da saúde do idoso durante o outono é a gripe, que, segundo a OMS, causa comprometimento grave em 3,5 milhões de pessoas no mundo.

De fato, crianças, idosos, portadores de doença pulmonar, cardiopatas e imunocomprometidos são os mais afetados. Pois com as baixas temperaturas, o tempo seco e a menor dispersão dos poluentes, a qualidade do ar piora e irritam as mucosas respiratórias.

Como se não bastasse, os seniores, frequentemente, possuem outras comorbidades, tais como, doenças cardiorrespiratórias, metabólicas e neoplasias que contribuem para diminuição da imunidade e o aumento das infecções respiratórias. Estas acabam desencadeando exacerbação das doenças de base, o que leva a piora da qualidade de vida, aumento da morbidade e da mortalidade.

Então, para proteger a saúde do idoso dos fatores que desencadeiam problemas respiratórios no outono e inverno, adote iniciativa simples:

  • Alimentar-se adequadamente.
  • Ingerir bastante líquido.
  • Praticar exercícios com frequência.
  • Manter a casa sempre limpa e arejada.
  • Higienizar roupas de cama e banho.
  • Manter o ar umidificado.
  • Evitar ambientes fechados, com aglomeração de pessoas.
  • Tomar vacina da gripe anualmente.
  • Manter a higiene corporal e das mãos em dia.

Além disso, a vacina anti-pneumococo é indicada para idosos a cada cinco anos e a vacinação contra Influenza (gripe) para portadores de doenças crônicas.

Mas, atenção! Ao perceber os sintomas das doenças comuns nesta época do ano, como as faringites, laringites, sinusites, alergias, rinites e gripe, é imprescindível procurar pelo serviço de saúde e investigar o caso, nunca se automedicar porque pode agravar o problema ou gerar outra complicação.

Reumatismo

O segundo vilão da saúde do idoso é o reumatismo, que é utilizado para designar mais de 200 patologias, entre elas, a artrite, a artrose e a fibromialgia, sendo um grupo de enfermidades que causa dor e/ou inflamação nas articulações, além de uma série de outros sintomas. As doenças reumáticas atacam também os ligamentos, os tendões e os músculos.

Mas a verdade é que, apesar de o frio poder aumentar alguns sintomas, essas doenças não pioram nem surgem devido às baixas temperaturas.

Porém, o idoso pode sim ter a percepção de piora da dor e pode até apresentar dificuldade para se movimentar. Pois em dias frios há uma tendência de os músculos ficarem mais contraídos e menos flexíveis, fazendo com que as dores reumáticas aumentem de intensidade.

Sob o mesmo ponto de vista, outra coisa que muda no frio é a circulação. Veias e artérias ficam mais apertadas, visando a armazenar o máximo de calor no organismo, e essa vasoconstrição pode gerar espasmos musculares e sensação de dor. 

Para manter a saúde do idoso e aliviar esse incômodo, é essencial manter-se bem protegido contra o frio e praticar exercício físico compatível com a capacidade de cada um. Como:

  • Caminhada.
  • Alongamento.
  • Hidroginástica.

O fisioterapeuta pode ainda indicar a realização de exercícios para fortalecimento muscular que ajudam a prevenir deformidades nas articulações e a melhorar a movimentação no dia a dia. 

Desidratação

Antes de entrar no último vilão da saúde do idoso no outono, vale a pena lembrar que o corpo humano é composto de 70 a 75% de água. Também é válido relembrar que com o passar do tempo nosso organismo tem certa dificuldade em absorver os nutrientes. Então, com o envelhecimento, a necessidade de consumir líquidos só aumenta. 

Por isso, fique atento e mantenha o idoso hidratado através de sucos naturais elaborados com frutas cítricas da estação, chás gelados, e, principalmente, água! Além disso, uma alimentação balanceada, com proteínas e carboidratos, é essencial.

Porque a desidratação é uma das causas mais comuns de internação do público sênior no outono, pois diferente da estação anterior, de muito sol e calor, com as temperaturas mais baixas as pessoas tendem a sentir menos sede e, consequentemente, ingerir menos água.

 

Agora que você conhece os 3 grandes vilões da saúde do idoso no outono, coloque todas as recomendações em ação e bom outono!

Para mais dicas como esta, siga o Silpi no Instagram e Facebook.

 

Silpi é o sistema de gestão que irá revolucionar a gestão da sua ILPI, clique aqui para conferir.

Com o SILPI, de uma forma segura e organizada, conseguimos gerenciar as informações dos moradores individualmente. Otimizamos os processos de trabalhos, refletindo positivamente na equipe, uma vez que conseguimos, na prática, alinhar informações do dia a dia!

Imagem cliente depoimento de SILPI Sistemas para ILPIs, asilos e casas geriátricas

Giselle

Lar dos Velhinhos de Zulma