NOSSO BLOG

Imagem de Pequenas ações que melhoram a qualidade de vida dos idosos

Pequenas ações que melhoram a qualidade de vida dos idosos

Você sabia que com pequenas ações no dia a dia é possí­vel garantir a qualidade de vida dos idosos e evitar o aparecimento de doenças?

Então, se você é cuidador familiar ou profissional de instituição de longa permanência para idosos, confira as dicas elencadas abaixo e coloque-as em prática, por mais independente que seja o idoso, pois a qualidade de vida dos idosos vai se transformar:

Facilite o consumo de água ao longo do dia

Beber água é uma ação simples, mas muito benéfica para a saúde do idoso. Ela tem poder de melhorar a qualidade de vida dos idosos através do controle da pressão sanguí­nea, melhora na memória, limpeza do organismo, estabilidade do intestino, aumento da imunidade e até mesmo auxilia na disposição.

Portanto, facilite o consumo de água ao longo do dia, dê uma garrafinha para o idoso e encha sempre que for necessário. í‰ recomendado ingerir pelo menos dois litros de água por dia.

Conceda sempre uma boa noite de sono

Dificuldade para dormir é uma queixa comum dos idosos. Para conceder uma boa noite de sono e garantir a qualidade de vida dos idosos: limite a soneca diária a, no máximo, 30 minutos; evite café, comida pesada, apimentada ou muito gordurosa no jantar; estabeleça um horário fixo para dormir e acordar; impeça o uso de equipamentos eletrí´nicos ou outras atividades que possam causar agitação; deixe o quarto confortável com luz e temperatura; e não abra mão de travesseiro e colchão adequados.

Providencie consultas médicas com frequência

O acompanhamento médico assegura qualidade de vida dos idosos e deve ser composto por consultas de rotina e exames preventivos. Providencie consultas e elas ajudarão a identificar qualquer sinal de anormalidade, descobrindo doenças de forma precoce e acelerando tratamentos.

Viabilize a prática de exercí­cios fí­sicos

A adoção de uma atividade fí­sica é essencial para fortalecer o sistema imunológico, prevenir o aparecimento de doenças crí´nicas e também manter a mente saudável.

Para confirmar a qualidade de vida dos idosos, atividades simples são recomendadas: caminhadas, atividades na água, alongamento, dança, pilates e musculação.

Assegure que a alimentação seja saudável e nutritiva

Cálcio, zinco, ferro, vitamina D, potássio, í´mega 3 e vitaminas do complexo B são nutrientes que não podem faltar na alimentação do idoso para garantir a manutenção e o fortalecimento de ossos e músculos.

Aliás, aqui no Blog do Silpi já escrevemos um texto com recomendação sobre o cardápio da ILPI e sugestão de seis refeições diárias durante os sete dias da semana. Confira aqui.

Oferte momentos em contato com a natureza

Em qualquer fase da vida o contato com a natureza é capaz de beneficiar a saúde através da exposição solar, que é uma excelente fonte de vitamina D. Essa vitamina aumenta o fortalecimento dos ossos e reduz doenças como diabetes, cãncer, acidentes vasculares cerebrais e doenças cardí­acas.

Por isso, organize caminhadas ao ar livre, interação com animais e até mesmo peça auxí­lio do idoso com o cuidado da horta, para promover uma momento de tranquilidade e relaxamento.

Estimule o conví­vio social entre os residentes

Para manter os idosos motivados, em estado de plenitude e bem-estar, estimule o conví­vio social entre seus amigos, familiares e residentes (se for o caso). Veja algumas dicas de atividades recreativas para fazer em casa ou na instituição que vai oferecer qualidade de vida aos idosos: bingo, dança, artesanato, oficina de culinária, yoga e jogos de carta. 

 

Esse conteúdo foi útil para você?

Siga o Silpi nas redes sociais (Facebook e Instagram) e fique por dentro de outras dicas e informações!