NOSSO BLOG

Recomendação sobre o cardápio da ILPI
Antes de tudo, bons hábitos alimentares são formas de se prevenir contra enfermidades. í‰ comprovado que quem se alimenta bem está menos propenso a algum tipo de doença, pois possui a imunidade mais alta e tem todos os mecanismos de defesa do organismo em dia. Por essa razão, cuidar do cardápio da ILPI é tão primordial.
“Na ILPI a alimentação ofertada deve estar de acordo com as necessidades nutricionais dos idosos, a cultura alimentar da região, os cuidados dietéticos específicos para as doenças apresentadas pelos idosos, tais como diabetes e hipertensão e, ainda, os alimentos ofertados devem ser de fácil mastigação e digestão. Deve-se sempre dar preferência para as frutas, verduras e legumes da época†explica a nutricionista Camila Tureck.
Apesar de que algumas recomendações servem para todas as idades, como por exemplo: Optar pela água ao invés de consumir refrigerantes e sucos industrializados; Evitar consumo excessivo de alimentos refinados como farinha branca, pães, massas pois podem causar flatulência e são pobres em vitaminas e minerais; Fugir dos alimentos e preparações industrializadas com conservantes, corantes e com maiores quantidades de gorduras, sódio e açúcar (sacarose).Â
Por outro lado, a partir dos 60 anos, pode existir uma certa desnutrição por conta de três fatores: fisiológico, patológico e social. Então, com a finalidade de driblar o metabolismo que se torna mais lento e o organismo que acaba precisando de ainda mais nutrientes, é interessante aumentar o consumo de:Â
-Alimentos amarelos/alaranjados (ricos em betacaroteno) como cenoura, batata doce, abóbora, laranja, mamão e vermelhos (ricos em licopeno) como tomate, beterraba, melancia e goiaba por terem propriedades antioxidantes (protetores celulares), por protegerem o sistema imunológico (de defesa) e serem anticancerígenos.
-Alimentos que são fonte de cálcio (leite, queijos magros, iogurtes, folhas verde escuras) para fortificar os ossos e dentes.
-Consumir uma alimentação saudável, variada e colorida, por ser mais prazerosa, ofertar as vitaminas e minerais necessários, prolongar a longevidade e prevenir o aparecimento de doenças.
Mas, certamente, terá os dias em que o idoso pode afirmar que está sem fome, porém é preciso evitar o jejum prolongado. Por isso, a sugestão de cardápio da ILPI descrita abaixo é fracionada em 6 refeições diárias, sendo que 3 delas são de pequenas porções. Confira:
Sugestões para o café da manhã da semana
Assim que acordamos, é preciso reabastecer o organismo e repor a energia gasta durante o sono para manter funções básicas como circulação, respiração, funcionamento do coração e construção de células.Â
Sugestão de segunda a domingo para o cardápio da ILPI: Mingau de aveia com maçã picada; Vitaminas de frutas com aveia e biscoito caseiro (sem cobertura); Café com leite e bolo simples caseiro (sem cobertura e sem recheio); Café com leite e pão caseiro integral com ricota; Omelete; Café com leite e pão caseiro integral com patê de frango; Café com leite e pão caseiro integral com ovo.
Enquanto o lanche da manhã poderá ser uma fruta da estação, como por exemplo: banana prata; abacate picadinho; laranja lima; abacaxi; melancia; mamão; banana nanica.
Sugestões para o almoço da semana
A fim de garantir nutrientes, o almoço fornece energia para completarmos o restante das nossas atividades diárias. Confira a sugestão de cardápio da ILPI de segunda a domingo:
Pernil em bifes guarnição, chuchu e moranga refogados em cubos médios, arroz e feijão; Carne de panela com cenoura, brócolis, couve-flor, arroz e feijão; Pernil ensopado com quiabo, angu, salada de tomate, arroz e feijão; Carne de panela, abobrinha e cenoura raladas e refogadas, arroz e feijão; Coxa de frango ensopada, batata doce corada, alface, tomate, arroz e feijão; Pernil assado, macarrão ao molho sugo, salada de almeirão refogado, arroz e feijão; Frango, mandioca (cozida ou purê), salada de acelga, arroz e feijão.Â
Então o lanche da tarde será com: Vitamina de banana com aveia; Canjica; Leite com canela e biscoito caseiro (sem cobertura); Sala de frutas; Leite com farinha de milho e biscoito caseiro (sem cobertura); Leite com café e bolo de polvilho; Frapê de maracujá e biscoito caseiro (sem cobertura).
Sugestões para o jantar da semana
De fato a janta é uma refeição mais leve que o almoço, entretanto, é essencial para repor nossas energias. Mas é indispensável não exagerar nesse momento, pois a digestão é dificultada enquanto dormimos. Veja a sugestão de cardápio da ILPI:
Carne de panela, purê de batata, brócolis, tomate, arroz e feijão; Frango cozido, salada de acelga picada e beterraba cozida, arroz e feijão; Iscas de pernil, macarrão ao alho e óleo, cenoura sautí¨, arroz e feijão; Caldo de mandioca com carne bovina e feijão opcional; Ovos mexidos com vagem, inhame refogado, salada de repolho com milho, arroz e feijão; Sopa de fubá com filé e legumes, feijão opcional; Carne de panela com cheiro verde, salada de repolho refogado, arroz e feijão.
Por fim a ceia com: Vitamina de frutas; Leite e biscoito caseiro (sem cobertura); Mingau de aveia; Chá de erva doce com biscoito caseiro (sem cobertura); Iogurte; Leite e biscoito caseiro (sem cobertura); Mingau de fubá.
Entretanto, se houver algum idoso com limitação para mastigar e engolir os alimentos, é preciso adaptar a forma de preparo dos alimentos com preparações moídas, raladas, picadas, cozidas ou até mesmo ensopadas.
Esse conteúdo foi útil para você?
Siga o Silpi nas redes sociais (Facebook e Instagram) e fique por dentro de outras dicas e informações!
*A sugestão de cardápio descrita neste blog foi retirada da Prefeitura de Belo Horizonte com modificações feitas pela nutricionista Camila Tureck.