Como desmistificar a ILPI perante a sociedade

Ao conversar com diferentes pessoas sobre instituições de cuidados para idosos, costumeiramente escutamos opiniões negativas quanto a famílias que optam por utilizar este tipo de serviço, muitas vezes até sendo considerado como um abandono de seus entes mais idosos.

Infelizmente, esta ainda é uma opinião mantida por muitas pessoas da nossa sociedade, que por falta de informação sobre o assunto, não sabem o quanto uma instituição deste tipo pode ser benéfica para o idoso e para a relação com seus familiares.

Primeiramente é necessário pontuar que dentro de uma ILPI o idoso conta com uma rede de profissionais capacitados e com um único objetivo, cuidar da saúde física e mental dele. De acordo com o porte da instituição, podemos ter profissionais como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos e muitos outros que estarão a disposição para cuidar da melhor forma possível do idoso que ali reside.

Muitos idosos, devido a problemas de saúde, necessitam de um grau de cuidado muito mais elevado, como monitoramento constante e até procedimentos específicos. Esta é uma situação em que se torna muito difícil manter o idoso ainda em sua residência, pois por mais que os seus familiares queiram fazer o melhor para o idoso, a estrutura de uma ILPI é muito mais preparada para este tipo de situação.

Outro ponto positivo é que além dos cuidados dos profissionais, muitos idosos fazem grandes amizades durante o tempo em que permanecem nessas instituições, pois é um lugar em que conhecem muitas pessoas e conseguem trocar muitas experiências.

Por fim, vale lembrar que o sentimento de abandono por parte dos idosos independe do mesmo estar em sua casa ou em uma instituição. O que vai determinar se esse idoso vai se sentir querido ou não é a presença dos familiares no dia-a-dia do idoso. Então, independente da opção de cada família, é necessário visitar, conversar e mostrar para nossos idosos que estamos com eles e que queremos o melhor para eles.

Artur Ebele Neto

CTO – demacode_

 

Como desmistificar a ILPI perante a sociedade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo